O que é RSS/Feed?

Segundo a Wikipedia, "o termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Na Internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication)". 

Na prática, os feed são usados para que o leitor possa acompanhar as atualizações de seus sites/blogs favoritos, sem precisar visitá-los. A cada atualização no site/blog, o RSS Feed mostra ao assinante o que há de novo.

Para que você saiba como assinar um Feed, reproduzí abaixo parte de um post do Dicas Blogger (altamente recomendado, por sinal). Você pode assinar nosso feed clicando aqui ou na barra lateral do blog.

Como eu faço para assinar?
Você vai precisar de um programa que receba os feeds, também chamado de agregador. Existem opções offline (que você terá que instalar no seu pc) e as online(que você precisará estar conectado à internet para usar). Das opções online, temos:
  • Via Navegador
A maioria dos navegadores já trazem um leitor de feed embutido; é o caso do Firefox, do Internet Explorer e do Opera. No Google Chrome ainda teremos que aguardar e no Safari, eu desconheço, por nunca tê-lo utilizado.
Vou dar como exemplo o agregador do Firefox:

icone_feeds

Vejam que, ao final da barra de endereços, existe um ícone, que é o padrão de identificação dos Feeds de um site; para assinar, basta clicar sobre este ícone e escolher entre RSS ou ATOM, que na prática, dá tudo na mesma.

image

O Firefox irá, então, incluir o Feed na sua barra dos favoritos:

image

No Firefox, também é possível escolher qual agregador usar. Vá em ferramentas, opções e programas:

image


E este é o agregador do Internet Explorer:

image

  • Via Web Site
Existem diversas opções, sendo os mais famosos, o Google Reader, o Bloglines e o Netvibes. Vou dar como exemplo o Google Reader porque estou mais familiarizada com ele, sem contar que podemos usar nossa (velha e boa) conta do Google.
Para adicionar um Feed/RSS, clique em adicionar inscrição e cole o endereço do Feed.

image image

Caso queira manter suas incrições mais organizadas, crie pastas para separar as diversas categorias de sites ou blogs que você acompanha. Para tanto, ao assinar o Feed, o Reader perguntará em qual pasta você deseja adicioná-lo; clique em “nova pasta” para criar uma.

image

  • Outras opções
Muitos blogs já trazem, em destaque, um convite para que os leitores assinem seus Feeds e que, geralmente,foram queimados no FeedBurner.
Clique com o botão direito sobre o link ou sobre o ícone do Feed que deseja assinar, copie o endereço e cole no seu agregador.

image image

Ou então, clique sobre o link ou sobre o ícone do Feed. Você será, então, direcionado à página padrão do FeedBurner.

image

Outro exemplo:

image image

Se você optar por ser informado por email, basta clicar sobre a opção “Via email” e se inscrever.
image






Continue lendo >>