quarta-feira, 24 de março de 2010

Como mentir com números

Os presidentes do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal (CEF) questionaram, em matéria divulgada hoje, o ranking elaborado pelo Banco Central (BACEN) com os juros praticados pelas instituições financeira do país. Segundo eles, a utilização das taxas médias exercidas "leva à distorção" e "interpretação errônea".

Abusando do tecniquês Aldemir Bendine, presidente do BB, disse que "o crédito teve um movimento de crescimento de crédito muito forte em 2009 e isso implica em relacionamento com uma nova base de clientes. Se há uma tomada destas linhas por uma concentração maior com um perfil de risco um pouco mais elevado [por exemplo, por novos clientes], é natural que, na média, aconteça uma elevação da média praticada naquele mês".

Em linhas gerais ele quer dizer que a mínima e a máxima taxa de juros praticada pela instituição se mantiveram, no entanto, os contratos com novos clientes foram feitos a taxas mais altas que anteriormente - dentro daquele intervalo - causando um aumento da média. É isso mesmo que você entendeu: a taxa média aumentou, mas eles não querem que o BACEN divulgue assim porque passa idéia de que A TAXA MÉDIA AUMENTOU!

É ou não é um absurdo?

Fonte: G1 - Economia e Negócios. Acessado em 24 de março de 2010. http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1543306-9356,00.html

3 comentários:

Tatix disse...

É um completo absurdo! E o pior é saber que isso não é um acontecimento único e isolado. Ele vem com um efeito dominó e a tendência é que esses aumentos (e a maquiagem sobre eles) sejam contínuos e crescentes!

Zana Ferreira disse...

Ré!
Vira e mexe eu leio seu blog e nunca comento. Mas é mto bacana, viu?
Adoro ler o q vc escreve!
E é uma palhaçada o q esses bancos fazem com a gnt...
E esse aumento em juros e tudo mais nunca é acompanhado em melhorias de serviço. A Caixa Economica q o diga!
Parabens pelo blog!
Bjinhussss

Ulisses Vasconcellos disse...

Esse post foi sensacional!

Deixa comigo, em breve eu resolvo isso.